Como escolher a melhor bicicleta?

Como escolher uma bicicleta? Como achar a bicicleta ideal para mim ou para meus filhos? São as perguntas que a maior parte das pessoas se faz diante de tantas marcas, tipos e modelos de bicicleta disponíveis nas lojas. Tenha calma! No início você pode se sentir um pouco perdido, mas com um pouco de pesquisa, seguindo alguns passos simples, é possível escolher exatamente a melhor bicicleta para você ou para dar de presente a alguém.

Aqui na GigaBike você encontra a Ficha Técnica completa de todas as bicicletas nas páginas de cada produto, mas, se mesmo assim ainda tiver dúvidas, ficaremos satisfeitos em lhe atender. Entre em contato conosco pela nossa Central de Atendimento, via telefone, e-mail ou chat.

Antes de começar, clique na opção abaixo mais adequada para você.

1- Estou começando a pesquisa agora.

2- Já seu meu tipo de bicicleta e o modelo. Quero apenas saber o tamanho de quadro ideal.

3- Quero saber como medir meu cavalo.

4- Quero saber o tamanho de bicicleta para o(a) meu filho(a).

 

1- Começando a Pesquisa

Se você começou a pesquisar agora, siga o passo a passo abaixo.

1º Passo - Por que eu quero uma bicicleta?

Parece uma pergunta óbvia, mas não é. Assim com diversas coisas que compramos por aí, muita gente compra a bicicleta por impulso, seja porque um amigo ou parente comprou, até porque viu seu artista favorito pedalando. Você até pode fazer isso, mas a chance de comprar uma bicicleta que vai acabar sendo útil apenas como varal de roupas no cantinho da casa é grande...

 

2º Passo - Para o que eu vou usar a bicicleta?

Esta pergunta é uma consequência direta da primeira. Ao definir que você realmente quer uma bicicleta, você terá que pensar no que vai fazer com ela. Diferentes usos requerem diferentes bikes. Você não compraria um carro compacto popular para transportar cargas pesadas, compraria?

Com as bicicletas acontece o mesmo. Se você vai apenas pedalar em parques da sua cidade, não vai precisar de uma bicicleta com equipamentos de alta performance (e caros!), assim como, se pretende fazer trilhas pesadas ou participar de competições, precisará investir bikes equipadas com componentes avançados.

Por isso, pense no que você realmente vai fazer com sua bicicleta. A rigor, são dezenas os tipos de uso de bicicletas, das mais simples às mais especializadas. No entanto, na GigaBike, nós separamos as bicicletas em quatro grandes grupos: Aprendizado, Conforto, Mobilidade e Performance. Cada um desses grupos possui características próprias e pode conter mais de uma categoria de bicicletas.

Aprendizado – é o grupo formado por bicicletas infantis, de Aro 12 até Aro 16. São desde bicicletas de madeira, que desenvolvem a coordenação motora de crianças a partir de 2 anos, até bicicletas com rodinhas para auxiliar o desenvolvimento do equilíbrio e o aprendizado de crianças de até 6 anos.

Categoria do Grupo: Infantis

Lembre-se: nunca é tarde para aprender! Até bicicletas Aro 26 para adultos podem ser equipadas com rodinhas para auxiliar a aprendizagem.

Conforto – é o grupo de bicicletas voltadas para pedaladas mais confortáveis. Indicadas para passeios em parques e ciclovias, para jovens, adultos e idosos. Geralmente são bicicletas Aro 26 ou 700, com pneus lisos ou semi lisos, bancos mais largos e com amortecimento, guidão mais elevado, além de uma geometria de quadro que permite uma postura com as costas mais retas.

Categoria do Grupo: Passeio e Urbanas

Mobilidade – é o conceito mais moderno para bicicletas urbanas. Formado por bikes pensadas para o uso em cidades, no asfalto, como meio de transporte. São bicicletas que possuem boa performance, são fáceis de pedalar, transportar e com relativo nível de conforto. 

Categorias do Grupo: Dobráveis, Elétricas, Passeio e Urbanas

Performance – grupo voltado para entusiastas e profissionais. Pode ser dividido em bicicletas para montanha e para estrada. São bicicletas com desempenho superior, componentes avançados, precisos e de maior durabilidade, para pedaladas exigentes em trilhas ou asfalto, treinos e competições amadoras e profissionais.

Categorias do Grupo: Montain Bike e Speed / Road

 

3º Passo - Escolhi o tipo de bike que eu quero. E agora?

Tenha em mente o seu orçamento. Quanto você pretende investir em uma boa bike? Este é um item importante. Da mesma forma que não vale a pena gastar até o último centavo em um modelo topo de linha para uso eventual em finais de semana na orla da praia, também não vale a pena economizar tanto ao ponto de comprar um modelo de qualidade inferior ou inadequado para o que você pretende fazer.

Se você mora na beira da praia, vale a pena economizar a ponto de levar uma bicicleta sem componentes em alumínio? Se você mora no interior e vai pedalar em terrenos acidentados, você pode até dispensar o alumínio, mas será que vale a pena levar uma bike sem ao menos uma suspensão dianteira para absorver os impactos durante a pedalada?

Por isso, pesquise. Conheça marcas e modelos semelhantes aos que você deseja. Procure conversar com que entende do assunto.

Lembre-se, você encontra bicicletas de menos de R$ 500 até bicicletas mais caras que carros zero quilômetro, mas tenha certeza que, com um pouco de paciência, você pode encontrar a sua bicicleta ideal.

 

2- Qual o tamanho ideal de quadro para mim?

De uma maneira geral, a tabela abaixo indica os tamanhos dos quadros de bicicleta em relação à altura do ciclista. Dependendo das proporções do corpo, porém, é possível que uma pessoa se sinta mais confortável com um tamanho um pouco maior ou menor. Portanto, utilize-a como ponto de partida. Em seguida, mais abaixo, confira como medir seu cavalo e calcular mais precisamente seu tamanho de quadro.

 

Altura Média do Ciclista (m) Tamanho de quadro
MTB
Tamanho de quadro Speed/Road
1,50 – 1,60 14 48
1,60 – 1,70 15 ou 16 50, 52, 54
1,70 – 1,80 17 ou 18 54, 55, 56
1,80 – 1,90 19 ou 20 57, 58
1,90 - 21 ou 22 60, 62

 

3- Como medir o meu cavalo?

Medida do Cavalo

O ideal é realizar a medida com auxílio de uma pessoa.

Vista sua bermuda de ciclista (ideal) ou short/bermuda que você irá pedalar. Descalço, com as pernas ligeiramente afastadas, encoste-se em uma parede. Pegue um superfície rígida, como um livro de capa dura, e a coloque entre suas pernas como se fosse o selim da bicicleta. Certifique-se de fazer uma pressão como se estivesse sentado. Com uma fita métrica, meça a altura do ponto mais alto até o chão.

O valor encontrado será o tamanho aproximado do quadro ideal para o ciclista. Com ele, basta fazer a conversão para quadro de Speed/Road ou Mountain Bike.

 

Quadro ideal para bicicleta Speed/Road

Os quadros de bicicletas Speed/Road são medidos em centímetros, o que torna o cálculo mais simples. A fórmula mais utilizada na atualidade é a desenvolvida pelo engenheiro suíço Wilfried Hüggi, que consiste em: Cavalo X 0,65.

Por exemplo:

Um ciclista que tem o cavalo medindo de 83 cm, deverá se adaptar melhor ao quadro de Speed/Road de tamanho 54, já que 83 x 0,65 = ~54 cm.

Quadro ideal para Mountain Bike

Os quadros de MTB são medidos em polegadas, então o trabalho começa com a conversão do cavalo para essa medida. Para isso, divida o valor por 2,54. Por fim, basta subtrair 14 e você terá o tamanho do quadro.

Por exemplo:

Um ciclista que tem o cavalo medindo de 83 cm, deverá se adaptar melhor ao quadro de tamanho 18,5, pois 83 ÷ 2,54 = 32,67 polegadas. 32,67 - 14 = 18,67 = ~18,5''.

 

4- Qual a bicicleta ideal para o meu filho?

De uma maneira geral, a tabela abaixo indica os tamanhos dos Aros de bicicletas infantis levando em conta a idade e alturá média das crianças. O tamanho pode variar de acordo com a altura do seu filho. Na dúvida, entre em contato conosco.

Idade da Criança (anos) Circunferência
2 anos – 3 anos e meio Aro 12
3 anos e meio – 6 anos Aro 16
6 anos – 9 anos Aro 20
9 anos – 12 anos Aro 24
A partir de 12 anos A criança já pode usar bicicletas com aro 26 (adulto)